Processo

O processo é o percurso que se faz até ao produto final. É, para muitos, a fase mais interessante de um projecto. Assim, seguimos com um resumo resumido desta etapa - a construção do espectáculo baseado no Lugre de Bernardo Santareno:

  • O texto, a partir do qual se iria trabalhar, foi escolhido pelo Professor da cadeira de Interpretação. A curiosidade era muita, estava tudo em pulgas para o saber! O Lugre de Bernardo Santareno foi o feliz contemplado. Um texto que nos remete para uma das actividades mais antigas - a pesca. E neste caso a do bacalhau.
  • Segue-se a pesquisa (de actores e encenadores) sobre tudo aquilo que achamos vir a ser útil para a boa compreensão do texto: a leitura do texto, a pesquisa de imagens, a "tradução" de vocábulos, a procura de canções e textos sobre o mar…
  • Um novo texto surge! Ao Lugre junta-se o Nos Mares do Fim do Mundo, também de Bernardo Santareno, o que fecha os textos sobre os quais se iria trabalhar.
  • As aulas decorrem, claro está. Estas são vistas como tubos de ensaio onde se dão experiências: puxar cordas, puxar redes, experienciar o desequilíbrio de um barco, “gritar” dizeres de pescadores, trabalhar com energia masculina, interiorizar a vida no mar…
  • Chega a altura de improvisar sobre a temática das cenas e sobre os textos (não dramatúrgicos) de Nos Mares do Fim do Mundo. Um trabalho em que o actor propõe e o encenador aceita ou não. É um trabalho colectivo entre as duas partes em que se compõem as cenas, aproximando-nos do resultado final.
  • Dá-se a atribuição de personagens e a consequente tarefa de decorar o texto.
    Começam, então, os ensaios das cenas já com os textos decorados. O trabalho colectivo continua: os actores sobem ao palco, propondo uma resolução de cena, os encenadores fazem o seu juízo do que funciona e do que não funciona. O ensaio é retomado até se dar a cena por “fechada”. Há que decorar as marcações e todas as outras indicações dadas pelos encenadores. Depois é ensaiar, ensaiar, ensaiar!
  • Agora é hora de ver figurinos, adereços de cena e cenários. E claro, continuar a ensaiar até ao dia da estreia!

Sem comentários: